segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Como aumentar a produção de leite materno





Sexta-feira, dia 1º de agosto foi o dia mundial da amamentação, eu como grande defensora desse enorme ato de amor que é amamentar, não poderia deixar passar em branco aqui no blog ♥

Algumas mães infelizmente sofrem com a baixa produção de leite, geralmente isso ocorre por conta de problemas emocionais e muitas vezes têm que recorrer ás fórmulas para complementar a alimentação do bebê, o que não é nada legal. Inicialmente a capacidade do bebê de sugar é o bastante para que o organismo da mãe produza o leite, mas no começo nem sempre é fácil acertar.

Já contei aqui como foi comigo e realmente foi bem difícil, por sorte não sofri com a baixa produção de leite, foi completamente ao contrário, sofri porque tinha muito leite, não que isso seja ruim, mas acabei tendo duas vezes mastite e obstrução mamária (contei aqui), mas continuei insistindo em amamentar, pois faz um bem danado tanto pro pequeno quanto pra gente.

Antes de tudo, há uma variedade enorme de "promessas salvadoras" sobre como aumentar a produção de leite, e nem sempre elas funcionam mesmo... Primeiramente deve-se observar se o bebê está mamando direitinho e fazendo a pega correta do seio, pois quando a pega está incorreta, não sai leite suficiente e o bebê pode estar chorando de fome por não receber o leite necessário enquanto mama (lembrando que não existe leite fraco!) e isso tende a diminuir a produção de leite porque a mesma não está sendo estimulada.

Como a pega do seio é fundamental para fabricar leite e já comentei isso em outro post, fica uma dica pertinente: O bebê tem que abocanhar toda a aréola do seio e não apenas o bico! 

Se o pequeno está mamando direitinho e mesmo assim há a baixa produção de leite, anote aí algumas dicas para ajudá-la:

1º  Amamente sempre que o bebê quiser, a sucção estimula a produção de prolactina e ocitocina, são hormônios responsáveis por estimular a produção de leite. Por isso o ideal é nunca colocar horários para as mamadas, isso prejudica demais na fabricação do leite.

Viu como funciona  ♥


2º Alimente-se adequadamente e prefira alimentos ricos em minerais, especialmente em fósforo e cálcio.


3º Procure não ficar nervosa, estressada, ansiosa ou tensa. Fatores como esses liberam hormônios no corpo da mãe que inibem a descida do leite.


4º Tome muita água! Sério, essa é a matéria prima do leite.


5º Não tome nenhum medicamento sem orientação de um médico, os medicamentos são transmitidos no leite e caso tenha que tomar alguma medicação, sempre comunique que você está amamentando.



Beijoo mãezinhas e bom mamaço!
:*




Nenhum comentário:

Postar um comentário