terça-feira, 8 de julho de 2014

Chupeta: Dar ou não para o bebê?

(Foto: Bebê.com.br)


Há seus prós e contras, há quem deteste e quem seja fã... O caso é que não é de hoje que elas existem e a polêmica até entre os profissionais de saúde sobre o seu uso. Com isso muitos pais acabam recebendo conselhos contraditórios.


Eu particularmente não gosto nem um pouco dela, apesar de ter as vantagens da chupeta acalmar o bebê, ajudá-lo a dormir devido ao ato de sugá-la e também ajudar a aliviar a dor, porque relaxa o bebê, (como eu disse tem os seus pontos positivos), a chupeta também pode causar otites, infecções em geral, problemas dentais, problemas de fala e prejudicar a amamentação... Como deu pra perceber, as desvantagens são muito maiores que as vantagens... Quando eu ainda estava grávida, participei de uma palestra com uma fonoaudióloga e uma dentista e ambas nos disseram que não tinha problema nenhum em dar a chupeta para o bebê, desde que fosse controlada. Ou seja limitar o uso apenas para quando a criança fosse dormir e não o dia todo, pois não havia necessidade já que a chupeta apenas ajuda o bebê a acalmar, apenas isso, e o uso durante o dia todo poderia viciá-lo, com isso ficaria difícil de tirar mais tarde e causaria prejuízos para a dentição dos pequenos.

A verdade é que cada bebê tem a sua necessidade de sucção e muitos preferem o peito, como foi o caso do meu filho, e eu preferia ele viciado no peito do que em chupeta, era confortante tanto pra ele quanto pra mim ficar no Meu aconchego. Depois quando voltei a trabalhar e o meu filho começou a ficar com a avó, quando ele chorava ela tentava dar a chupeta para tentar acalmá-lo, só que ele recusava, fazia careta e cuspia rs, eu fiquei tão feliz! Sério fiquei feliz só pelo fato de mais cedo ou mais tarde eu não ter que enfrentar o problema que é tirar a chupeta de uma criança viciada nela (sei disso porque foi um problemão que a minha mãe enfrentou com o meu irmão). O caso é muito pessoal, há quem coloque-a na lista de enxoval como prioridade e há quem abomine o seu uso apenas pelo fato de prejudicar a dentição, propiciar alterações na arcada dentária e consequentemente dificuldades na fala. É importante lembrar também que a criança chupar dedo é mais prejudicial ainda a arcada dentária e por isso deve ser evitada.
Enfim, utilizar ou não a chupeta fica a critério da mamãe e do papai... Afinal o seu uso não é tão inocente assim! - Por hora eu continuo não sendo a favor do uso dela.



Beijoos,





Nenhum comentário:

Postar um comentário