quarta-feira, 23 de julho de 2014

Andador: Tem problema o bebê usar?


Afinal, o andador faz mal ou não?



Guto recentemente começou a dar alguns passinhos quando seguramos e o colocamos de pézinho no chão, estamos achando que ele começará a andar cedo, até mesmo porque ele está sendo bem estimulado, e  também agora que está se sentando melhor e está mais firme, passou a ficar mais no chão brincando com a gente e também no cercadinho...

Pensando nessa fase do Guto, lembrei dos famosos andadores, que prometem "ajudar" os pequenos a andar, pois é geralmente nessa fase que as mães colocam os bebês no andadar . E então, eles são bons ou ruins?

A verdade é que eles são perigosos! Os acidentes acontecem quando o bebê começa a pegar velocidade com o mesmo (podem chegar a velocidade de 1 metro por segundo) e de repente encontram com algum degrau ou obstáculo, seja um brinquedo ou sapato no chão e o andador vira. Em geral, quando andador vira, a primeira parte do corpo a ser atingida é a cabeça, podendo assim, acontecer algo fatal. Inclusive no Canadá a sua venda foi proibida!

Outro terrível perigo é a falsa sensação de segurança que transmite para as mães ou quem estiver tomando conta da criança e as deixam sozinhas no andador, quando justamente deveriam fazer o contrário, redobrando a atenção.

Fora que o andador em si, nada contribui para que a criança ande, aprendem a marchar de forma errada e pode até mesmo atrasar este processo... Já que não estão se desenvolvendo naturalmente e do jeito certo. Ainda, com o uso prolongado do andador, algumas crianças podem se tornar inseguras no momento em que precisam andar sem apoio, demorando muito mais tempo para conseguirem andar sozinhas.
E eu ainda acredito que quando conseguem andar com seu próprio esforço é uma grande conquista para criança.


Existem esses modelos também, nessa a criança apenas se apoia para andar, o risco de quedas são grandes também, porém geralmente ao caírem, a cabeça não é a primeira parte do corpo a ser atingida.

Esse é o modelo de andador tradicional e mais usado... Como deu pra perceber, eles são completamente desnecessários, não?




Eu penso que não há motivos para ter pressa, devemos respeitar o próprio tempo do pequeno! Estamos curtindo muito essa fase <3




























beijoos,
Dé :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário