quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dúvidas sobre amamentação

A falta de informação, pitacos alheios e crenças populares podem deixar muitas mamães confusas, especialmente as de primeira viagem. Por isso vou estar esclarecendo algumas dúvidas que até eu mesma tive e sofri um pouco por não saber antes.




  • Devo dar água para o meu bebê?
A resposta é não! O leite materno tem tudo o que o bebê necessita até os 6 meses. Inclusive o leite tem 3 fases, do começo é bem "aguado", transparente, e tem maior concentração de água para saciar a sede do bebê. Depois o leite já começa a ficar esbranquiçado e já contém proteínas, necessárias para o desenvolvimento do organismo do bebê. Já o fim do leite, é o leite mais "forte", branco e contém gordura, necessário para o ganho de peso do bebê.

  • Quanto tempo deve durar a mamada?
Não existe tempo. Nos primeiros dias cheguei a ficar até 1 hora com meu bebê mamando. Cada bebê tem o seu ritmo para mamar e quanto mais novos são, mais tempo levam para mamar porque ainda estão aprendendo, com o passar do tempo ficam expert's nisso rs. Tem gente também que coloca tempo para mamar em cada seio mas isso não é certo, o bebê tem que esvaziar completamente uma mama para depois ir para outra, assim ele mama o leite do começo ao fim. Eu ficava muito na duvida: Será que ele tá mamando direito? Será que devo trocar de seio? Mas com o tempo fui pegando o jeito e sabia exatamente quando que ele tinha esvaziado porque o seio ficava bem macio, "molinho".

  • Qual o intervalo entre as mamadas?
Normalmente nos primeiros meses o bebê mama toda hora, depois passa a mamar de 2 em 2 horas, mas com o tempo as mamadas vão se espaçando.

  • Posso comer de tudo?
Tem mãe que come de tudo e o filho não tem nada, nem uma cólica sequer. Mas a minha médica me recomendou parar de comer chocolate, refrigerante e tempero pronto do tipo sazón, mas mesmo assim eu sofri muito com o meu filho, até o 3 meses dele ele tinha muitas crises de cólica tadinho, pior que eu chorava junto. Acho que vai de cada criança e faz parte do amadurecimento do sistema digestivo.

  • Na volta ao trabalho, devo parar de amamentar?
Aí vai de cada pessoa, no caso você pode ordenhar o seu leite para que outra pessoa que irá cuidar do seu filho possa lhe oferecer, mas também terá que começar a introduzir outros alimentos. No meu caso, meu bebê se negou a pegar a mamadeira, eu até tentei, mas como eu trabalho próximo de casa, eu saio para amamentar ele (depois conto direitinho como foi essa fase de amamentação e trabalho).


  • Devo colocar o bebê para arrotar?
Deve! Isso ajuda o bebê a eliminar os gases que também provocam cólicas e também ajuda a garantir que o leite não volte enquanto o bebê está dormindo.

  • Tenho pouco leite.
O segredo é amamentar! É essencial a sucção e a pega correta para aumentar a produção de leite, quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido, e também beber muita água, que é a matéria prima do leite.

  • Até quando devo amamentar?
Isso é pessoal, o ministério da saúde recomenda amamentação exclusiva até os 6 meses, apenas o leite materno é suficiente durante esse tempo. Depois disso o bebê já precisa  de complemento, porém o leite continua sendo essencial.



  • Devo acordar meu filho de madrugada para mamar?
Primeiramente, se você faz parte das sortudas que o filho não acorda para mamar, parabéns! rs. Segundo se seu filho está ganhando peso normalmente, não é necessário acordá-lo.

  • Como saber se meu filho mamou  suficiente?
Primeiramente o peso da criança responde tudo! Se ela estiver engordando é sinal de que ela está mamando o suficiente. Outro sinal é o bebê molhar e sujar muitas fraldas, geralmente cada mamada é uma troca de fralda. E por último se o bebê após a mamada ficar bem "molinho" e com sono, é sinal de que está de barriguinha cheia.



Bom, amamentar não vem com manual de instruções e geralmente gera muitas dúvidas mesmo... Espero ter esclarecido tudo.



Beijoos :*
DeH

Nenhum comentário:

Postar um comentário