sábado, 31 de maio de 2014

Amamentação: Nem sempre é fácil !

No primeiro dia em que fui amamentar o Guto na maternidade, eu não recebi nenhuma orientação, apenas peguei ele no colo e coloquei o seio na boquinha dele, só que eu sentia um pouco de dor enquanto ele mamava, e isso significa que o bebê não está mamando corretamente e não sairia leite suficiente, porém fiz de tudo pra ele abrir a boquinha certinho mas ele pegava apenas o bico do seio, e o certo é abocanhar grande parte da aréola e não apenas o mamilo.
No segundo dia aconteceu o que eu temia, fiquei com o mamilos feridos devido a "pega" errada, toda vez que ele mamava eu sentia uma dor enorme, chegou até a sangrar e como ele não estava mamando direito tive mastite (inflamação da glândula mamária causada pelo acúmulo de leite), tive febre de mais de 39°C, cansaço e mal estar, parecia que um caminhão tinha passado em cima de mim e mesmo assim cuidando do pequeno e dando o peito ferido e inflado (isso não faz mal nenhum ao bebê, ao contrário ajuda a diminuir um pouco da inflamação). Confesso que pensei em desistir e ir pelo caminho mais fácil do leite artificial, mas eu tinha muito leite e não seria justo fazer isso com meu filho, afinal o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções e ainda contém proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água, tudo o que os bebezinhos precisam! Nisso conversando com uma prima minha que já tinha passado por isso ela me indicou uma pomada chamada Millar, santa pomada essa, passei algumas vezes e o meu seio já melhorou, e o melhor é que só é preciso retirar o excesso da pomada para o bebê mamar já que ela não faz mal para ele. Bom, primeiro problema resolvido rs, porém ainda tinha a mastite, a pega errado do seio e o leite que não parava de vazar. Então eu fiz assim passava um pouco de pomada e colocava a concha que protegia o mamilo e armazenava o leite que vazava e na hora de amamentar apenas retirava o excesso da pomada, pois ela não faz mal nenhum para o bebê e colocava um bico de silicone para seio, com isso ele conseguia mamar direitinho e depois de um mês parei de usar porque ele tinha aprendido a pegar corretamente. Hoje sei que foi a melhor coisa que já fiz, o leite materno é forte e até hoje meu filho não pegou nenhum resfriado, adoro amamentar, é muito gratificante para mãe e para o bebê sem contar que me ajudou a perder todo o peso que ganhei na gravidez.


Amamentar não dói! Dor é sinal de que algo está errado, amamentação não é sofrimento. Amamentar tudo de bom!
Espero ajudar as futuras mamães ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário